Chevron Left
Back to Introdução à Economia do Trabalho: Teorias e Políticas

Learner Reviews & Feedback for Introdução à Economia do Trabalho: Teorias e Políticas by Universidade Estadual de Campinas

4.8
stars
235 ratings

About the Course

O Curso é uma iniciativa pioneira do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) do Instituto de Economia da UNICAMP. Todas as aulas são ministradas por pesquisadores do CESIT. O objetivo é apresentar a área de estudos da Economia do Trabalho, mapeando os principais temas, delimitando; atores, ordenamento e tensões, explicando os conceitos e indicadores mais usados, identificando as questões teóricas mais debatidas no Brasil e mostrando como as instituições e as políticas públicas estruturam o mercado de trabalho e regulam as relações de emprego. O Curso é composto de 20 aulas, agrupadas em 5 partes: Parte 1 – Delimitação da área de estudo da Economia do Trabalho Parte 2 – Teorias sobre o mercado de trabalho Parte 3 – Políticas para o mercado de trabalho Parte 4 – Teorias sobre relações de trabalho Parte 5 – Regulação social do trabalho Cada aula é acompanhada por sugestões de leitura para aprofundamento do estudo no respectivo tema. Em suma, o Curso foi pensado para oferecer a um público diversificado a oportunidade de obter uma visão abrangente sobre questões atuais do mundo do trabalho. Créditos Coordenação: Marcelo Proni; Subcoordenação: Hugo Dias; Suporte administrativo: Maria Aparecida Quina de Souza; Gravação e edição audiovisual: Prime Comunicação Integrada; Produção, edição, seleção, montagem e revisão: Lucas Bressan de Andrade e Pietro Borsari....

Top reviews

CL

Feb 13, 2018

Excelente curso, muito claras as aulas, vou utilizar muito no meu trabalho os argumentos desenvolvidos nas aulas e nas leituras. Tomara seja possível outro curso similar. Parabens

SS

Oct 22, 2018

Curso muito bom. As explicações aliada a leitura preliminar das sugestões de texto de cada aula torna o aprendizado e absorção dos conteúdos da aula mais potente. Indico.

Filter by:

1 - 25 of 66 Reviews for Introdução à Economia do Trabalho: Teorias e Políticas

By Lucilene P

Apr 5, 2021

Excelente forma de estudo, dar oportunidade de aprender de forma leve. Explicação clara e objetiva. Sem dúvida contribuiu bastante para a meu conhecimento.

By Paulo K

Dec 25, 2019

Para quem não tem muito conhecimento sobre economia, o início é um pouco complicado, mas ao passo que começamos a captar os pressupostos básicos que norteiam o pensamento e a conjuntura sobre a qual se debruça a análise, o fluir do entendimento acontece. É um curso bem construído, bem norteador e o material complementar contém tópicos e sínteses que fornecem um grande apoio à proposta de reflexão. Excelente. Parabéns!

By Nicoly M L S

Oct 4, 2020

O curso agregou muito a minha formação profissional e superou minhas expectativas!

Compreender o Mercado de Trabalho e sua construção juntamente com a construção do sistema econômico que vivemos é fundamental para estejamos cientes do papel que realizamos como indivíduo e o que este papel representa na sociedade.

Libertador e ótimo!

By Fabio R R

Apr 29, 2019

excelente!!!

By MARCELO M B O

Feb 28, 2021

Parabenizo a iniciativa e agradeço a oportunidade! No entanto, o curso, ao contrário do que imaginei, partiu mais para a abordagem de aspectos jurídicos da relação de trabalho do que para as teorias econômicas voltadas ao trabalho. Ainda nas discussões sobre aspectos legais achei rasa a abordagem de alguns professores, que desconsideraram em suas análises fatores como a enorme diversidade de setores de trabalho (cada um com suas particularidades) e os impactos de políticas excessivamente intervencionistas na economia. Acredito que uma visão mais ampla dos assuntos ajudem a formar melhores pensadores da economia do trabalho.

By Ester W F

Oct 13, 2019

Excelente curso! Foram muito enriquecedora as aulas ministradas. Os professores são autores de estudos e pesquisas que leio. Ouví-los em aulas foi um privilégio! Estou certa de que o conteúdo ministrado, desde os conceitos apresentados até as discussões mais atuais sobre as mudanças no mundo do trabalho em muito vão contribuir para a melhoria dos estudos que realizo em meu trabalho. Espero que tenha uma continuidade do curso, abordando, por exemplo, os impactos da Reforma Trabalhista (aprovada em 2017) sobre o trabalhador, juntamente com os impactos advindos também da Reforma da Previdência.

By Alexandre S

Aug 3, 2019

O Curso demonstra uma exatidão quanto as questões da Reforma Trabalhista.

O argumento de que a flexibilização das leis trabalhistas ampliaria o nível de contratações foi amplamente utilizado pelos defensores da reforma, sancionada em julho de 2017 pelo então presidente Michel Temer. Na época, o governo chegou a dizer que ela abriria espaço para a geração de até 6 milhões de empregos no país.

O discurso de que a reforma trabalhista seria capaz de gerar empregos foi um "equívoco", na avaliação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira.

By Aline C

Dec 31, 2019

Excelente curso. Conectado às tendências atuais das relações de trabalho que se (re)configuram neste novo século no Brasil e no Mundo. O material oferece possibilidades de ampliar um pensamento crítico e construtivo sobre o assunto. Recomendo a todos que desejam aprender sobre as relações de trabalho atuais e entender um pouco mais sobre macro-economia introdutória.

By Letícia F R

Aug 12, 2020

Apesar de ser um curso introdutório, solidificou e aperfeiçoou o conhecimento prévio que adquiri durante as aulas de Direito do Trabalho na Graduação de Direito. O olhar da Economia e da Sociologia tornou essa experiência ainda mais enriquecedora, bem como as fontes e o corpo docente multicultural. Gratidão pelas aulas, em especial às da Profa. Magda!

By CRISTOVAM P

Dec 16, 2022

Excelente curso, nos da um direcionamento e amplia nosso conhecimento e visão da ação da sociedade capitalista, influenciando a politica à favor dos acumuladores de Capital, transformando a força de trabalho humana, em meras ferramentas de ascensão financeira, a favor da economia com uma desigualdade social brutal.

By Ricardo L T

May 11, 2020

O curso é uma excelente introdução aos principais temas da Economia do Trabalho, ministrado, sem dúvidas, pelos docentes e pesquisadores do melhor centro de estudos do trabalho que temos no Brasil. Recomendo muito àqueles que se interessam. Vale a pena!

By Vinícius S M

Aug 24, 2020

Ótimo curso ofertado pela UNICAMP, nele os professores passaram as bases e teorias da Economia do Trabalho. E também trazem uma visão crítica e atual sobre os conflitos capital x trabalho que vêm pautando o discurso público no Brasil nos últimos anos.

By Eduardo d A

Sep 15, 2018

Eu gostei muito de realizar esse curso, foi muito enriquecedor pra mim. Gostaria também de parabenizar os professores e os entusiastas desse curso, pois o que foi abordado nele é exatamente o que o Brasil precisa no momento. Parabéns!

By Marcelo P M

Apr 17, 2020

Este curso mostra a relevância que a cosntituição teve ao ser implantada para a classe trabalhadora, bem como o seu papel atualmente. Também mostra de forma contundente as medidas de flexibilização e alteração da nossa constituição.

By Jorge L

May 4, 2020

Excelente curso! Rico em conhecimentos, possibilita significativa compreensão sobre a Introdução à Economia do Trabalho. Tanto as arquivos em pdf, como os vídeos são de excelente qualidade. Totalmente satisfeito. Muito obrigado!

By Vilson C

Apr 20, 2021

O curso é muito bom, e da uma clareza de diversas aspectos da Econômia de trabalho, em diversas épocas que o trabalho está presente em toda sociedade. Excelente. Faria outros cursos para aprimorar meus conhecimentos.

By Edimilson R

Jul 29, 2020

Curso importante e necessário à compreensão do contexto atual, que consolida uma dinâmica de riscos no mundo do trabalho e enfraquece notadamente o teor social-democrata presente na Constituição Federal de 1988.

By CARLOS L

Feb 14, 2018

Excelente curso, muito claras as aulas, vou utilizar muito no meu trabalho os argumentos desenvolvidos nas aulas e nas leituras. Tomara seja possível outro curso similar. Parabens

By Sidelia S

Oct 23, 2018

Curso muito bom. As explicações aliada a leitura preliminar das sugestões de texto de cada aula torna o aprendizado e absorção dos conteúdos da aula mais potente. Indico.

By Katie G

May 19, 2020

Bom curso! Adorei ter differentes professores para cada aula. As aulas foram bem divididas com informação adequada. Tomarei mais cursos com esta universidade.

By mel.natureza n

Oct 10, 2023

UM CURSO IMPRESCINDÍVEL PARA ENTENDER A POLÍTICA, A ECONOMIA E A SOCIEDADE BRASILEIRAS. UM CURSO MUITO ATUAL, AINDA QUE SEJA DE 2017. ADOREI!!!!!

By Marcelo E

Jun 15, 2020

Curso Fantástico. Aulas enriquecedoras que me ajudaram no melhor entendimento dos mecanismo e introdução à Economia do Trabalho. Parabéns

By Pábula R

Jan 4, 2018

Excelente curso! Excelente professores, em especial a prof (a) Magda Barros Biavaschi. Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado!

By Daniel B F

Jan 24, 2019

Excelente curso. Instiga uma visão crítica sobre as relações de trabalho no Brasil, principalmente após a reforma trabalhista

By Sarah T

Jan 13, 2022

Os professores são excelentes e os materiais muito bons. Fiquei ainda mais interessada pelas pesquisas feitas pela UNICAMP.