Chevron Left
Back to Orientação a Objetos com Java

Learner Reviews & Feedback for Orientação a Objetos com Java by Instituto Tecnológico de Aeronáutica

4.8
stars
1,117 ratings

About the Course

Neste curso, assumimos que você já sabe desenvolver programas pequenos em Java, mas você talvez não se sinta ainda confortável em projetar programas mais complexos com método e organização. O objetivo deste curso é fazer você compreender os princípios de orientação a objetos por meio da linguagem Java e saber como eficientemente aplicar esses princípios na prática quando projetando e desenvolvendo software de maneira ágil. Os conceitos discutidos e experimentados por você neste curso serão a base para você poder compreender os novos conceitos apresentados nos cursos seguintes desta especialização. Os conceitos Java apresentados neste curso incluem o seguinte: revisão de conceitos básicos de orientação a objetos, tais como classes, objetos, métodos e atributos, variáveis de instância e de classe; responsabilidades, colaborações e cartões CRC; testes de unidade, uso de plataforma IDE como o Eclipse; herança, classes concretas e abstratas, interfaces, modificadores de acesso, encapsulamento, métodos de acesso; aprofundamento nos conceitos de polimorfismo, sobrecarga e sobreposição; associação de classes, agregação e composição; exceções, delegação e acoplamento abstrato. Em seguida, vocês serão apresentados aos principais princípios usados para organizar o desenvolvimento de programas orientados a objetos com qualidade, dentre os quais, os princípios "Tell, Don't Ask!" e "Law of Demeter". Sempre que conveniente, cada conceito será representado por meio de diagramas UML. Você será exposto a propriedades e anotações em Java. Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que você será capaz de implementar versões iniciais do componente de gamificação constante do Trabalho de Conclusão da Especialização, com base nas boas práticas exercitadas neste curso....

Top reviews

JB

Oct 19, 2016

O curso é ministrado com muita propriedade, com uma didática confortável.

Foi positivo realizá-lo pois até mesmo para um profissional sênior como eu o sou me foram trazidas informações novas.

:)

WS

Mar 18, 2016

Primeira parte de uma trilha de 8 cursos, com Professores EXCELENTES, ótima didática, material e metodologia. Realmente diferente de qualquer curso que eu já tenha participado, vale a pena DEMAIS!

Filter by:

1 - 25 of 360 Reviews for Orientação a Objetos com Java

By Gustavo F

Apr 3, 2016

Por favor leiam esse feedback como uma crítica construtiva.

É louvável o ITA ter um curso online no Coursera, mas esse material precisa de muito refinamento. Uma boa didática é fundamental para passar o conteúdo e, sinceramente, sequer consegui avaliar direito o conteúdo, pois a didática obtida pelos vídeos é horrível! Estou saindo do curso antes mesmo de terminar a 1a semana pelos motivos apresentados abaixo.

A edição/produção dos vídeos é primária (indicadores dos slides passando na parte inferior da tela, fonte Comic Sans e desenhos bobos para ilustrar conteúdo), são infinitos cortes durante os vídeos, um dos professores parece se preocupar mais com a aparência do que com o conteúdo passado (vide o chapéu chamativo), o outro professor parece que fica lendo o material de algum lugar à esquerda dele, e os questionários feitos durante os vídeos são confusos, chatos e/ou desnecessários. Um dos questionários usados para nota tem perguntas cuja resposta não segue um padrão (em uma você digita Verdadeiro ou Falso, noutra você tem de clicar se é Verdadeiro ou Falso, e noutra você tem de digitar uma assinatura de um método Java - que eu errei por ter incluído a palavra "public"!!!!).

Eu estava animado por ter um curso do ITA disponível e com essa ementa (que pareceu ser ótima), mas os fatores apresentados acima tornam as aulas quase insuportáveis.

By TAIS F D S

Jun 22, 2020

No início entendi que era gratuito e que poderia optar pela aquisição do certificado. Agora quero prosseguir e não consigo porque pede upgrade. Não tenho no momento recurso para isto.

Se é gratuito , não se deve exigir pagamento pelo certificado. A pessoa pode assistir as aulas sem ter que comprar o certificado na minha opinião.

Agradeço a atenção.

By Fabrício C

Jul 9, 2016

Muito ruim. Avaliações que cobram coisas que não foram explicadas, qualidade dos vídeos deixa a desejar, tem cara de vídeo amador, muita teoria e quase nada de prática, a avaliação tem nível bem acima do pouco que foi treinado durante as aulas, não existe um tutor no curso mesmo pagando o curso, quem tem que corrigir as avaliações são os outros alunos !!!! Achei que um curso do ITA teria uma melhor estrutura e um tutor a disposição. Me arrependi muito e estou abandonando no meio um curso que paguei!!!

By Daniel S d C

Aug 15, 2021

Curso bem elaborado com explicações de causa sobre a necessidade de uso de paradigmas da OO, que muitas vezes são apresentados, em outros cursos, sem enfatizar a sua necessidade no dia dia.

By Taiane V d C

Oct 1, 2017

A capacitação dos professores neste curso faz toda a diferença na forma do ensino. O conhecimento prático junto com a teoria faz deste curso uma excelente ferramenta para o aprendizado.

By Bassam B J

Dec 13, 2017

Sou aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e recomento este excelente curso, que é uma ótima oportunidade de aprendizado para os estudantes e profissionais de TI que estejam interessados em orientação a objetos com java. Parabéns professores !

By Paulo J d M e S

Mar 15, 2017

É um bom curso, mas achei que seria melhor.

#Prós:

Professores experientes.

#Contras:

Metodologia - órdem dos módulos(semanas), são incoerentes - Ex: JUnit deveria ser demonstrado no inicio do curso, não no meio.

Atividades requerem muito além do ensinado.

Qualidade do material Audio Visual fica devendo.

By ANDRÉ L P

Mar 23, 2018

Curso muito superficial !!! Deixou muito a desejar com relação aos conteúdos, resumindo: Quem não sabe programar continuará sem saber. Acreditei que por ser ministrado por professores do Ita e levar o nome dessa conceituada instituição seria excelente. Fiquei totalmente desiludido!! Não recomendo a ninguém.

By Dorian S

Jul 16, 2017

Ruim, exemplos ruins, difícil de entender, uma decepção, uma grande pena!

By Adenilson L D

Apr 29, 2021

Excelente Curso, ajudou-me a reforça toda para de Linguagem Orientada a Objetos e algoritmo. Professores excepcionais, possem vasto conhecimento sobre o assunto e uma didática muito boa.

By Roberto M

Mar 12, 2019

Estava procurando um curso de orientação a objetos com Java neste nível justamente para quem está iniciando. Fortemente recomendado

By Felipe C d O

Jul 6, 2016

A Qualidade dos videos precisa melhorar bastante nos videos da primeira semana chega a incomodar . Alguns conceitos não são mais utilizados no mercado como o dos cartões CRC, de uma maneira geral o conteúdo do curso é excelente e recomendo as pessoas, com as pequenas ressalvas que fiz aqui.

By LUCAS D S L

Dec 4, 2019

O conteúdo do curso é muito bom, mas os vídeos possuem muitos cortes e baixa qualidade no áudio, alguns professores não passam o conhecimento adequadamente. Estes problemas prejudicam a qualidade final do curso.

By Regis H H

Dec 3, 2016

Confusing and poor quality videos and there is no challenge in exercises

By Joedes S

Jun 5, 2018

Muito bom !

Recomendo. Excelente nível e como todo curso de alto nível exige que igual esforço dos alunos para realização dos testes e exercícios.

Com certeza farei outros cursos.

By Alcides D J

Jun 20, 2016

A avaliação em pares foi uma boa ideia mas acredito que poderia melhorar. Deveria ter um local para essa troca ou colaboração de códigos entre os alunos mas sem que isso valesse nota. Em alguns casos isso me desencorajou na hora de avaliar. Se estivesse em um ambiente mais livre a avaliação sairia mais fácil como uma troca de informação entre amigos.

O curso poderia ter avaliações teóricas para cada módulo e uma única avaliação bem completa prática para o final do curso que fosse se desenvolvendo durante o curso.

Se fosse possível disponibilizar uma versão digital escrita (pdf) do conteúdo do curso ajudaria nos estudos. Nem sempre no meu caso eu tenho acesso aos videos.

By Igor F S R C

May 9, 2017

Em alguns momentos não é fornecido o real apoio no entendimento, apenas se passa o conteúdo. Sem contar que o professor de modelagem tem problemas na fala e muitas vezes não passa confiança sobre o conteúdo, desta forma não trabalhando a didática de uma forma legal. No entanto, existe o lado positivo do curso, que é o seu diferencial na abordagem do desenvolvimento de testes unitários e os desafios, que são bem interessantes e fazem o curso valer a pena. Uma recomendação é que a parte de modelagem fosse regravada pelo outro professor, pois assim seria apenas uma didática e tornaria o conteúdo mais entendível.

By Deleted A

Apr 13, 2016

Curso com bons fundamentos. Ainda tem algumas coisas a melhorar mas no geral é bom.

Deve-se melhorar: a qualidade dos áudios e do próprio vídeo. Muitas vezes parece que a cada 5 segundos o vídeo é editado, causando confusão quando o professor estar dando um conceito. Ou, ás vezes o áudio falha. Vi isto até mesmo no último vídeo do curso. As aulas do professor Clovis são de grande valor mas acho que ele poderia focar menos nos slides e tentar ultilizar uma ferramenta mesmo de modelagem , um hands on teórico, digamos.

By Gustavo F S

Nov 11, 2022

Deveria haver um certificado.

By Samuel M

Jun 6, 2017

Achei o curso bom, mas com alguns desafios com um nível de dificuldade muito alto para quem está começando em programação e não pode levantar o braço, como na sala de aula, para tirar dúvidas. Exposição às dificuldades a mais, quando se está no EAD, é complicado. Por vezes, desejei apenas um desafio de módulo focado totalmente e apenas naquilo que o modulo queria passar, de maneira crua, mesmo com alguns defendendo que isso é bom para aprender. Não acho que seja bem assim, não. O que para alguns é fácil, a mim, fazia perder horas preciosas no google, fazendo-me inclusive esquecer do tema proposto (o objetivo foco), pois estava atolado tentando fazer "o algo a mais", funcionar. Mas sim, apesar disso, o curso é bom e dá pra sentir, claramente, a capacidade técnica dos instrutores. Muito bons! Grande abraço!

By Thales A H

May 12, 2016

O primeiro módulo do Programa de Cursos Integrados está excelente. O conteúdo é muito bem abordado pelos instrutores e eles fazem bastante analogias, o que torna muito mais fácil o entendimento dos conceitos. Toda semana há tarefas a serem cumpridas, as quais são submetidas e avaliadas por outros colegas do curso, enquanto você avalia a tarefa de outros. Com isso, você consegue enxergar diferentes maneiras para resolver um mesmo problema. O projeto final deste módulo não foi diferente e, também, conseguiu resgatar os conceitos vistos anteriormente no curso.

As edições nas aulas do Clóvis me incomodavam nas primeiras semanas, havia muitos cortes, era forçado, mas foram melhorando ao longo do curso. Quanto ao Eduardo, conseguiu manter a qualidade de suas aulas desde a primeira semana.

By Gabriel A d M

Feb 10, 2017

Meu primeiro curso do Coursera, gostei da didática, principalmente das perguntas no meio dos vídeos. Foi bem motivante, e realmente me ensinou a ter uma abordagem verdadeiramente orientada a objeto, e não uma mentalidade do linguagem estruturada. Foi fascinante entender o conceito de encapsulamento, da baixa acoplagem e da LoD, que me permitiram criar códigos menos embaralhados, menos macarrônicos.

Os hands-on ajudaram bastante a compreender melhor o que havia sido ensinado na teoria e as tarefas me permitiram tanto colocar a mão na massa quanto avaliar o código dos colegas.

Parabéns aos professores do ITA pela iniciativa.

By Davi J

Nov 21, 2022

I’m happy to share that I’ve obtained a new certification: Orientação a Objetos com Java from Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA!I would like to thank ITA for providing me with this important course for my professional growth, I also thank Coursera for the excellent course provided.I also mention the exceptional teachers who in an extremely didactic way taught me such important and fundamental concepts Eduardo Guerra and Clovis Fernandes thanks to these masters and also the high quality of the Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

By Juliane M T

Oct 11, 2018

O curso te dá uma base muito solida em conceitos da Orientação a Objetos. As tarefas propostas são desafiadoras e te impulsiona a querer se superar e continuar estudando, a correção em pares também é uma ótima ferramenta para você ampliar sua visão diante de um mesmo problema e querer entregar um bom trabalho. Já havia feito um curso online de Orientação a Objetos com Java em outra plataforma, mas aqui, consegui assimilar de fato o conceito, pois você os exercita de varias formas diferentes, indo alem de um apanhado de hands-on.

By George A R

Dec 9, 2019

Ainda não terminei o curso estou para iniciar na semana 5, mas pelo o que eu já estudei no curso digo que é realmente um curso diferenciado, é o melhor curso de Orientação a Objetos que eu já fiz, abordou coisas que eu não vi em outros cursos, as aulas são muito bem estruturadas e o conteúdo passado vai ficando complexo a medida que avançamos e aprendemos realmente na pratica com os exercícios e provas, excelente curso, vale muito a pena fazer!