Chevron Left
Back to A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte

Learner Reviews & Feedback for A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte by Universidade Estadual de Campinas

4.7
stars
225 ratings

About the Course

Este curso oferece respaldo aos interessados em atuar como desenvolvedores, pesquisadores e docentes na área do jogos, tendo como foco o entendimento destes como partes integrantes da cultura contemporânea e do cenário artístico atual. Serão apresentados conceitos fundamentais às discussões dos videogames vistos como expressões culturais e artísticas. Através de videoaulas explanativas, leituras recomendadas, entrevistas com especialistas, exercícios reflexivos e discussões em grupo, serão transmitidos conhecimentos com o intuito de iniciar os interessados no tema ou mesmo enriquecer o repertório daqueles que já atuam na área. Embora este curso seja fundamentalmente teórico, pretendemos criar uma ponte entre as esferas acadêmica e mercadológica. Para isso, incentivamos a aplicação pragmática através da proposição de uma avaliação por pares. Os alunos serão levados a rascunhar o projeto de um videogame e compartilhá-lo com os colegas, tendo a chance de refletir sobre o feedback recebido. O objetivo principal deste oferecimento é propiciar embasamento adequado aos estudantes interessados em explorar as relações entre videogames e arte....

Top reviews

GS

Nov 9, 2021

Conteúdo muito bom, acho apenas um pouco lenta a explicação, porém precisa ser exatamente assim para que todos possam entender, vale muito a pena, recomendo para todos que se interessam pela área.

LR

Apr 3, 2018

O curso é uma boa alternativa para se obter informações sobre o papel dos jogos na formação de cultura e construção social... mas principalmente na relação dos jogos com a arte inserida nele.

Filter by:

1 - 25 of 65 Reviews for A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte

By Leonardo C

Mar 15, 2020

Esse foi o primeiro curso que eu fiz, independente de ser presencial ou online, foi uma experiencia única que avaliou minha forma de interpretação de diversas formas, vídeos falando sobre as diferentes formas de interpretar o game como uma arte, entrevistas com pessoas que trabalham na área de games, um rascunho de projeto e muitas outras atividades. Interessante ter um conteúdo bom como esse de graça e bastante acessível.

By Harjuna G J P

Apr 4, 2019

Curso excelente!

Toda uma apresentação acerca da importância dos jogos e seus reflexos na sociedade. Explicações e exemplos técnicos bem apresentados e explicados, uma gama de exemplificações e conteúdo extremamente rica. Super recomendo, tanto a quem quer seguir carreira no mundo dos jogos quanto a quem tem interesse em conhecer mais sobre sua relevância.

"Não é apenas um jogo."

By Marcus V d A L S

Jul 27, 2017

Conteúdo bem selecionado e sintetizado. É valioso não somente para quem se interessa em trabalhar na área de produção de videogames, mas também para outros campos dentro dessa indústria. Terminei o curso com reflexões renovadas e (ainda mais) curioso sobre como se dá a construção e fruição dos jogos virtuais em seus variados momentos.

By Marcos V

Aug 17, 2016

O curso te permite desenvolver não somente competências técnicas, estimulando também a pesquisa acadêmica e as boas práticas no desenvolvimento de jogos.

Particularmente o referencial teórico e os vídeos objetivos foram para mim o mais interessante.

Um ponto a melhorar é a avaliação dos projetos, no mais foi um excelente curso.

By Juan P L R

Jun 22, 2020

It's a great course to learn about videogames and its relation with the culture. Furthermore, it's a good opportunity to take a look at the process of videogames creation, from its conception to its design, going through the mechanics and the experience while playing.

By Icaro F

Jan 25, 2017

Um curso excelente com muita teoria e materiais de referência em arte e tecnologia.

Recomendo para quem deseja conhecer um pouco mais sobre Arte e Games e também para aqueles que desejam somente entender um pouco mais o universo dos videogames por lazer ou diversão.

By Renan T

Jun 11, 2016

Excelente, sinto que estou aprendendo bastante. Vai ser ótimo pois quero pesquisar mais a área, principalmente com aplicações artisticas e educacionais. E assim que conseguir dinheiro pagarei pelo certificado e para manter a parceria da Unicamp com o Coursera.

By melissa g s

Jun 23, 2016

Curso muito bom! Conteudo organizado e bem produzido, apresentado de maneira didática e que motiva o aluno a estudar o assunto. Nunca tinha estudado o assunto e o curso me despertou para uma área muito interessante do mundo das artes e tecnologia.

By Marcelo V

Feb 16, 2017

Muito interessante, valeu a pena pelos conceitos e pelas relações que podem ser desenvolvidas entre Artes e Videogames. O único senão é a avaliação pelos colegas - acho que o trabalho deveria ser avaliado pelo ministrante do curso mesmo.

By Juliano J d S T

Feb 23, 2016

Parabéns a todos os envolvidos! Precisamos de mais conteúdos gratuitos e de qualidade em PT-BR que transmitam conhecimentos relevantes sobre jogos digitais e suas implicações na sociedade. Que esse seja o primeiro de muitos!

By Igor G

Apr 11, 2020

O curso é muito interessante e sua construção metodológica o torna muito acessível. Fiz o curso por curiosidade/interesse sobre o tema, mas acredito que pode ser muito útil mesmo para pessoas da área a nível conceitual.

By Rebecca G

May 20, 2016

Excelente curso para ampliar seus horizontes no que diz respeito aos videogames. Atuo nessa área no exterior e fico feliz em ver que os videogames estão ganhando maior visibilidade em termos acadêmicos no Brasil.

By Cássio S

Jan 7, 2022

O curso é excelente, com questionamentos muito pertinentes e materiais muito ricos, promovendo um contato com diferentes perspectivas, desde as teorias sobre jogos até realizadores da indústria. Gostei muito.

By Luis S B L

Nov 10, 2021

Curso fabuloso. Conteúdo magistral, aulas super bem planejadas, professores muitíssimo bem preparados e com um alto grau de conhecimento sobre o tema, relacionando-o muito bem ao tema proposto: games e arte.

By Gabriel G d S

Nov 10, 2021

Conteúdo muito bom, acho apenas um pouco lenta a explicação, porém precisa ser exatamente assim para que todos possam entender, vale muito a pena, recomendo para todos que se interessam pela área.

By Luiz H L R

Apr 3, 2018

O curso é uma boa alternativa para se obter informações sobre o papel dos jogos na formação de cultura e construção social... mas principalmente na relação dos jogos com a arte inserida nele.

By Tommaso B J

Jul 9, 2017

Curso bastante acessível e interessante, recomendaria a todos que têm interesse não só em criar jogos, mas também qualquer um que busca um conhecimento extra sobre video games e a cultura.

By Fernanda F L d L

Apr 5, 2018

Curso muito legal, aliando teoria e exercícios práticos. Fiquei muito interessada em dar continuidade aos estudos e em conhecer mais profundamente o trabalho dos professores.

By Andrey M D S

Jul 30, 2020

Curso maravilhoso com um olhar diferente dos cursos sobre tal tema e com uma premissa muito importante aos dias de hoje que cada vez mais menospreza este tema.

By Tatiana A d L

Mar 20, 2020

Oportunidade rica de discussão e compartilhamento de informações, assim como debates, acerca do intrincado mundo dos games em interface com a arte. Recomendo!

By Saulo D F P

May 30, 2017

Este curso e muito bom e o recomendo para todos que quer produzir seus primeiros jogos ou compreender um pouco mais sobre como eles são feitos.

By Matheus E

May 29, 2018

o curso seria excelente se não fosse o projeto final corrigido pelos colegas, oque é um tiro no pé e só gera frustração e revolta pra quem se dedica e leva seus estudos a serio

By Jonas E F d S

May 6, 2017

Achei o curso bom. Ele é bem básico, mas apresenta boas referências para quem quiser dar continuidade aos estudos na área. Particularmente não gostei do caminho que ele tomou na semana 6. Desenvolver um projeto me pareceu deslocado da proposta das primeiras semanas, onde o estudo se focava na parte mais teórica sobre jogos e arte e não na criação de jogos e projetos.

By Cláudio A

Mar 12, 2017

O conteúdo do curso é bom, mas a atividade de ser avaliada por outros colegas de curso é horrível, a aplicabilidade, nem todos que se inscrevem para fazer vai seguindo até o final e muitos só enviam a atividade sem avaliar a dos colegas, como foi meu caso, avaliei três tarefas que mandaram e NINGUEM avaliou a minha, assim, eu não consegui concluir o curso; muito ruim.

By Richardson P

May 3, 2016

Havia avaliado após o exercício final. Em tese havia passado mas pelo curso, porque não corrigiram uma atividade avaliativa fui reprovado e convidado para fazer tudo novamente.

Não há um canal de diálogo, ficamos reféns de outros para corrigir nossos trabalhos e caso não seja corrigido, somos reprovados.

Não há feedback.

O conteúdo do curso é muito bom mas a plataforma nem um pouco amigável.